Escolher a empresa para a manutenção de elevadores pode ser um desafio. Neste artigo, você confere quais delas podem prestar esse serviço para garantir a segurança do seu prédio!
Uma questão que pode gerar dúvidas em todo síndico é sobre quais empresas de manutenção de elevadores podem realizar esse serviço. Afinal, há diversos nomes no mercado, mas nem todos estão aptos para cuidar dos seus equipamentos com segurança.
Para responder a essa pergunta, apresentaremos detalhes a respeito de quem pode manusear os elevadores do seu prédio. Fique atento a todas as informações para contratar o serviço com responsabilidade!
Entenda o que é manutenção de elevadores
A manutenção de elevadores significa avaliar a conformidade da estrutura dos equipamentos para entender se continuam atendendo às normas de segurança. Além disso, é uma maneira de testar as operações e prevenir paralisações que possam acontecer.
Nesse caso, a equipe responsável faz a análise adequada e a substituição das peças que podem comprometer o bom uso do veículo futuramente. Com essa ação, o síndico evita dores de cabeça com adversidades graves.
Saiba quais são as manutenções de elevadores existentes
Não existe apenas um tipo de manutenção de elevadores. Para você ter ideia, listamos todas abaixo!
Manutenção corretiva
É aquela realizada quando um problema já aconteceu, seja um defeito ou parada total, impossibilitando que as pessoas o usem. Por precisar substituir peças e danificar outros componentes em função da falha inicial, é a forma mais cara dentre todos os tipos.
Manutenção preventiva
Como o nome indica, tem a função de prevenir possíveis panes, por isso, é efetuada periodicamente para avaliar as condições de todas as funcionalidades e configurações. Deve ser feita obrigatoriamente uma vez ao mês para agir antes que o veículo danifique.
Manutenção preditiva
Nesse modelo podemos antecipar ainda mais o problema e solucioná-lo antes de acontecer. Ao contrário da preventiva, essa alternativa baseia-se em dados estatísticos e indicadores a partir do tempo de vida útil a ser vencido pelos componentes, assim, trocando-os por novos. Ou seja, próximo da sua data de vencimento, é mudado por outro.
Conheça quais empresas de manutenção de elevadores podem prestar o serviço
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o conserto e a manutenção de elevadores não são serviços exclusivos da fabricante ou de multinacionais conhecidas no mercado. As empresas locais especializadas e regulamentadas também podem auxiliar o seu prédio com essa questão.
Esses negócios se propõem a desenvolver um trabalho diferenciado por personalizar o atendimento conforme a necessidade de cada cliente. Desse modo, garante extrema qualidade e até valores mais acessíveis, por não realizar demandas desnecessárias.
O único fator que deve ser considerado na hora de contratar a manutenção dos seus elevadores é quanto ao credenciamento junto aos órgãos regulamentadores, incluindo cadastro na prefeitura municipal. Alguns fornecedores cobram mais barato, contudo, não possuem autorização para atender, o que impacta em muitos aspectos legais.
Agora você sabe quais empresas de manutenção de elevadores podem realizar esse tipo de serviço em seus equipamentos, além de saber como escolher a mais adequada com base em uma análise prévia.
Quando foi a última vez que cuidou do seu elevador? Entre em contato conosco e conte com uma equipe especializada e regulamentada para fazer a manutenção do seu veículo vertical!